![Flyer 500 Anos de Camões](https://static.wixstatic.com/media/8af983_d720a2b75f314fc7b9af350b1e562b9d~mv2.png/v1/fill/w_467,h_461,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/shakespeare%20capa.png)
VAMOS FALAR DE LITERATURA IRLANDESA
SEGUNDO EVENTO DE 2024 DA SÉRIE LITERÁRIA DA
FUNDAÇÃO MARIA LUISA E OSCAR AMERICANO
BEATRIZ KOPSCHITZ BASTOS
BETE COELHO
CAETANO GALINDO
Curadoria: Liana Leão
22 de junho de 2024
10H30 às 17H00
intervalo para almoço, 12H-14H
INICIATIVA CULTURAL
![fmloa-LOGO 50_SEM NOME.png](https://static.wixstatic.com/media/8af983_daae5d1a205e40dab6c2569da39e719e~mv2.png/v1/fill/w_163,h_68,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/fmloa-LOGO%2050_SEM%20NOME.png)
FUNDAÇÃO MARIA LUISA E OSCAR AMERICANO
assinatura anual para 3 eventos
MAIS INFORMAÇÕES:
![sympla-logo.png](https://static.wixstatic.com/media/8af983_6af14d2c481b404eb8d384ed451bc846~mv2.png/v1/fill/w_86,h_29,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/sympla-logo.png)
![fmloa-LOGO 50_SEM NOME.png](https://static.wixstatic.com/media/8af983_daae5d1a205e40dab6c2569da39e719e~mv2.png/v1/fill/w_163,h_68,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/fmloa-LOGO%2050_SEM%20NOME.png)
FUNDAÇÃO MARIA LUISA E OSCAR AMERICANO
Av . Morumbi, 4077 - Morumbi
Preço: R$180,00 (inteira) R$90,00 (meia)
Valete no local
Almoço opcional: R$85,00
(prato principal, suco e sobremesa)
![Screen Shot 2020-11-01 at 13.50.27.png](https://static.wixstatic.com/media/8af983_14df7af105604fbe857f762031b760c2~mv2.png/v1/fill/w_23,h_20,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/8af983_14df7af105604fbe857f762031b760c2~mv2.png)
![](https://static.wixstatic.com/media/8af983_c8e8402dfaa148009c2bee62fba1c5e8~mv2.png/v1/fill/w_49,h_23,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/8af983_c8e8402dfaa148009c2bee62fba1c5e8~mv2.png)
Manhã
10h30
Teatro irlandês: do Revival ao contemporâneo
Beatriz Kopschitz Bastos, Vice-coordenadora do Núcleo de Estudos Irlandeses da UFSC
Tarde
14h00
Trazendo o Ulysses ao Brasil
Com Caetano Galindo, autor e tradutor de Joyce
15h30
As mulheres de Joyce em cena – leitura de trechos com bate-papo entre a atriz Bete Coelho e o Prof. Caetano Galindo
![](https://static.wixstatic.com/media/8af983_d14ecb56387143faac719706652ce5f9~mv2.png/v1/fill/w_49,h_23,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/8af983_d14ecb56387143faac719706652ce5f9~mv2.png)
![Flyer Camões](https://static.wixstatic.com/media/8af983_d720a2b75f314fc7b9af350b1e562b9d~mv2.png/v1/fill/w_58,h_58,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/shakespeare%20capa2.png)
![patriciaAsset 6.png](https://static.wixstatic.com/media/8af983_348853f1b4a946f3a5042490338f4012~mv2.png/v1/fill/w_173,h_168,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,blur_3,enc_auto/patriciaAsset%206.png)
LIANA LEÃO é Professora Titular de Literatura na Universidade Federal do Paraná, com Doutorado em Teoria Literária pela Universidade de São Paulo. Organizou as traduções de Barbara Heliodora em William Shakespeare: Teatro Completo (3 vols, Nova Aguilar, 2016) e dois boxes com 3 volumes Grandes obras de Shakespeare (3 vols. Nova Fronteira, 2017 e 2021).
Co-organizou o livro O que vc precisa saber sobre Shakespeare antes que o mundo acabe , com Fernanda Medeiros (Nova Fronteira, 2021); Shakespeare, sua época e sua obra (2008) e Reflexões shakespearianas (Lacerda Editores, 2006)
É editora do arquivo digital Global Shakespeares do MIT, fundadora do canal de youtube Shakespeare Brasil (UFPR), e membro do Conselho Consultivo da Enciclopédia Digital de Shakespeare da Universidade de Stanford (2020).
![fernandaAsset 2.png](https://static.wixstatic.com/media/8af983_92da6395dad6488da8826159a6d6cc6f~mv2.png/v1/fill/w_99,h_132,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,blur_3,enc_auto/fernandaAsset%202.png)
BEATRIZ KOPSCHITZ BASTOS é membro do Programa de Pós-Graduação em Inglês e Vice-coordenadora do Núcleo de Estudos Irlandeses da UFSC, Mestre em Inglês pela Northewestern University, EUA, e Doutora em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela USP. Foi pesquisadora visitante na University College Dublin, University of Galway e Trinity College Dublin. É representante do Brasil na International Association for the Study of Irish Literatures, membro do Ulysses Council no MoLI, the Museum of Literature Ireland, em Dublin, e uma das diretoras da Cia Ludens, companhia de teatro brasileira dedicada ao teatro irlandês. Suas publicações incluem coletâneas de peças de teatro e roteiros de cinema irlandeses, coletâneas de artigos sobre teatro irlandês, e artigos na área de Estudos Irlandeses. Em 2023 foi cocuradora da exposição Irlandeses no Brasil, na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, e recebeu o prêmio Presidential Distinguished Service Award, do Governo da Irlanda, na categoria Artes, Cultura e Esporte.
![lianaAsset 3.png](https://static.wixstatic.com/media/8af983_648ace4096d94e5cb4d3ca47c2b09938~mv2.png/v1/fill/w_122,h_137,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,blur_3,enc_auto/lianaAsset%203.png)
BETE COELHO formou-se artisticamente no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, em diversas áreas: teatro, música, canto lírico, ópera, violino, dança clássica e moderna. Em seguida, atuou em espetáculos com direção de Carmen Paternostro, na formação do grupo Pagu Teatro Dança. Em São Paulo, juntou-se ao Centro de Pesquisa Teatral - CPT, dirigido por Antunes Filho, integrando os elencos de remontagens de Macunaíma, de Mário de Andrade, e de Nelson Rodrigues; com o grupo também estreou Romeu e Julieta, de Shakespeare, todas em 1984. Em 1986, atuou em Carmem Com Filtro, direção de Gerald Thomas, junto à Cia. Estável de Repertório - CER, de Antônio Fagundes. Com Eletra Com Creta, formou uma parceria artística com Gerald Thomas e Daniela Thomas, iniciando seus mais expressivos trabalhos, quase sempre como protagonista. No mesmo ano fundaram a Cia. de Ópera Seca. Nos anos seguintes, fora do grupo, atuou em Rancor, de Otavio Frias Filho, direção de Jayme Compri, em 1993; Pentesiléias, adaptação de Daniela Thomas para a obra de Kleist, em 1994; Os Reis do Iê-Iê-Iê, de Gerald Thomas, em 1997; Cacilda!, de José Celso Martinez Corrêa, em 1999. No mesmo ano dirige Iara Jamra em O Caderno Rosa de Lori Lamby, de Hilda Hilst, e atua em Pai, de Cristina Mutarelli, direção de Paulo Autran. Atuou em duas produções de Bob Wilson: A Dama do Mar e Garrincha. Em 2002, atua em Frankensteins, sob a direção de Jô Soares. Funda, em 2009, a Cia. BR116, tendo realizado os espetáculos Homem da Tarja Preta, O Terceiro Sinal, Cartas de Amor para Stalin, Antígona, A Melancolia de Pandora, Mãe Coragem, Molly — Bloom e os filmes Medeia por Consuelo de Castro e Gaivota. Seu trabalho mais recente é a montagem de Ana Livia, de Caetano W. Galindo, com direção de Daniela Thomas.
![rodrigoAsset 4.png](https://static.wixstatic.com/media/8af983_3dc9656dd9214b29bf5f2dc7299a6f8e~mv2.png/v1/fill/w_110,h_132,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,blur_3,enc_auto/rodrigoAsset%204.png)
CAETANO W. GALINDO nasceu em 1973, em Curitiba, onde mora com um piano que não toca quase nunca, milhares de livros por ler e uma esposa que não merece. É professor de história do português na Universidade Federal do Paraná desde 1998. Traduziu mais de cinquenta livros, do italiano, do romeno, do dinamarquês e muito principalmente do inglês. Há mais de vinte anos se dedica a estudar e traduzir a obra de James Joyce, o que já lhe rendeu os prêmios jabuti, APCA e da Academia Brasileira de Letras. Escreveu um guia de leitura do Ulysses, chamado Sim, eu digo sim, e também Latim em pó: um passeio pela formação do nosso português, além de livros de ficção e poesia. É pai de sua própria Beatriz.