

MANOEL DE BARROS & DANTE ALIGHIERI
04
de Outubro
10h30-13H30

BIANCA RAMONEDA
EDUARDO STERZI
Bianca Ramoneda é formada em Jornalismo pela UERJ e fez o curso profissionalizante de Artes Cênicas na Casa das Artes de Laranjeiras. Começou a carreira jornalística na Rede Manchete como estagiária, passando pelas emissoras de rádio e televisão e pelas revistas da casa. Participou, como atriz, do filme As Meninas, de Emiliano Ribeiro, baseado no romance de Lygia Fagundes Telles. Publicou o livro Só (Rocco, 1997), que concorreu ao Prêmio Nestlé de Literatura. Estreou na GloboNews em 1998, já como apresentadora no programa Starte, primeira atração do canal pago a ser gravado em alta definição. Participou, ainda, da série Grandes Atrizes e Grandes Atores, entrevistando alguns dos principais nomes da dramaturgia brasileira. Seguiu cultivando o gosto pelas artes cênicas, escrevendo, produzindo e atuando em espetáculos como O Que eu Gostaria de Dizer, Só in Cena e Inutilezas, baseado em poemas de Manoel de Barros (1916–2014). Fez a direção cênica do show da cantora Roberta Sá com o grupo Pedro Luís e a Parede. No cinema, participou do documentário Só Dez por Cento é Mentira (2008). Como atriz, participou da novela Viver a Vida (2008), na TV Globo. Em 2015 passou a comandar o programa Ofício em Cena, entrevistando atores, diretores e dramaturgos sobre o processo criativo no Teatro, Cinema e Televisão. Deixou a GloboNews em janeiro de 2017. A ligação entre Arte e Jornalismo faz com que se considere, em essência, uma contadora de histórias.
Eduardo Sterzi é professor livre-docente de teoria literária na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e bolsista de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Publicou, entre outros, Por que ler Dante (2008), A prova dos nove: alguma poesia moderna e a tarefa da alegria (2008) e Saudades do mundo: notícias da Antropofagia (2022). Como poeta, é autor de Prosa (2001), Aleijão (2009) e Maus poemas (2016). Também atua como curador de exposições, entre as quais se destacam Variações do corpo selvagem: Eduardo Viveiros de Castro, fotógrafo e Desvairar 22, ambas com Veronica Stigger (e a segunda também com Marta Mestre).